ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira - Serei eu um expert em negociação?

Publicado por PONTO25 em 18/06/2018
Às segundas dicas de primeira - Serei eu um expert em negociação?

O poder de argumentação é crucial num processo negocial. Mas o silêncio também pode ser uma arma poderosa na hora de encontrar um parceiro para o seu negócio. Saber ouvir ajuda-o a compreender melhor os pontos de vista da outra parte e assim fazer valer mais facilmente o seu ponto de vista.

1. Ouça e compreenda os pontos de vista da outra parte
Querer controlar a conversa é um dos piores erros que pode cometer. Os melhores negociadores tendem a ser os que sabem ouvir, revelaram especialistas aos sites AllBusiness.com e Inc.com.

2. Esteja preparado e conheça bem o negócio do potencial parceiro
No processo de negociação é importante mostrar confiança e que sabe do que está a falar. É relevante compreender a dinâmica da empresa, sua parceira ou potencial parceira, e mostrar que está por dentro de tudo o que lá se passa. O ideal é que já haja uma relação de longo prazo entre ambas as empresas.

3. Negoceie de forma presencial
Nunca tente fechar um negócio por mail. O contacto físico e visual é muito importante. Tenha uma postura profissional, seja cordial, educado e dinâmico. Colabore, pois mesmo que o negócio não seja fechado nesse dia, pode sempre ter que voltar a negociar com a mesma pessoa.

4. Não aceite a primeira oferta
É muitas vezes um erro aceitar a primeira oferta do outro lado. Tente levar a negociação para o lado que mais o favorece. Com os melhores preços e as melhores condições. Contrarie, mas sempre de forma razoável. Exigências a mais não ajudam. O ideal é haver equilíbrio entre as partes.

5. Seja sincero
Numa negociação, evite fugir aos problemas, enfrente-os e não tenha medo de expor as fragilidades. Seja frontal. Ao site Inc.500, especialistas garantiram que a honestidade é fundamental para que o negócio tenha sucesso, pois aumenta a sua credibilidade. Quanto mais sincero for, maiores as probabilidades de chegar a um resultado satisfatório.

6. Não queira ser o dono da razão
Nas negociações é tentador dizer que você tem a palavra final e a autoridade suprema. Não faça isso para evitar ficar encurralado ou pressionado. Nem fique na defensiva, nem parta ao ataque. Os melhores negócios fazem-se quando ambas as partes sentem quem ganharam algo.

Aceder à fonte da notícia