ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – 5 estratégias de gestão para fazer crescer o seu negócio

Publicado por PONTO25 em 02/03/2020
Às segundas dicas de primeira – 5 estratégias de gestão para fazer crescer o seu negócio

O termo gestão costuma dar a sensação de algo complexo e de facto é uma tarefa complexa. Quando o assunto é gestão de empresas, existem diversos fatores que devem ser observados para o sucesso do seu negócio. 

Por isso é preciso que essa gestão, a todos os níveis da organização, seja o mais estratégica possível, já que influenciará diretamente nos resultados do negócio.

Conheça os pontos a ter em conta.

1. Análise Geral 
Antes de iniciar qualquer estratégia, independentemente do setor, é necessário fazer uma análise geral da empresa, que consiste em identificar todos os fatores internos e externos que podem afetar o desempenho da sua organização.

Antes de mudar algo na empresa, observe o universo que o rodeia, como os seus clientes, fornecedores, concorrentes, setor, etc.. Dessa forma, você evita fazer mudanças desnecessárias.

Nesta fase do processo, irá deparar-se com várias oportunidades como, por exemplo, ofertas, empréstimos, melhorias, cortes, entre outras opções. É um mundo de possibilidades.

2. Identifique e invista no diferencial da sua empresa
Quando uma empresa nasce existe um propósito. No entanto isso não basta, é necessário um diferencial competitivo. Mas afinal o que é isto de um diferencial? Não nada mais, nada menos que atribuir à sua marca uma característica que a diferencie das demais. 

Após identificar o seu diferencial, invista nele! Utilize-o como marketing. E, se possível, transmita-o através da sua marca, identidade, e, principalmente, na forma como comunica com o público.

Se a sua marca é reconhecida pelo atendimento, destaque-o, dê mais atenção aos clientes, seja prestável, simpático, carismático, crie empatia, e use o humor, quando necessário.

3. Crie estratégias de marketing e comunicação
O marketing e a comunicação precisam andar de mãos dadas. Uma boa estratégia de marketing, pode por si só alavancar o crescimento de uma marca. 

O consumidor mudou os seus hábitos de compra nos últimos anos, é importante que as marcas acompanhem essa mudança. Entenda o processo de compra do cliente atual. 

O cliente identifica uma nova necessidade;
O cliente identifica uma nova necessidade;
Faz pesquisa na Internet, como no Google, Instagram, Facebook, etc..;Após encontrar o que estava à procura faça comparação das opções tanto on-line como offline;
E por último, entra no seu website e, se gostar das ofertas/serviços, compra no próprio website ou visita a loja física da marca.

Aposte no Google adwords, Instagram, e nos influenciadores digitais para divulgarem o seu produto junto dos seus seguidores.

4. Analise os resultados
Quando falamos de gestão de negócios, não estamos a falar apenas de planeamento, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, etc.., lógico que a gestão de qualquer negócio envolve todas essas frentes.

A análise das ações e resultados servirá para guiá-lo até o próximo passo. Dessa forma, saberá se precisa de mudar, e em que momento o deve fazer, e a estratégia que deve usar.