ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – A falta de backup, o risco que as empresas correm

Publicado por PONTO25 em 02/10/2017
Às segundas dicas de primeira – A falta de backup, o risco que as empresas correm

E se fosse atacado por um vírus ou a sua máquina deixasse de funcionar, tinha um backup de ontem para repor a informação? Para quem não usa aplicações de faturação na cloud o risco de perda de informação é grande principalmente quando não existe o cuidado de fazer backups com frequência.

A melhor forma das empresas evitarem os riscos associados à perda de informação é instaurar processos de backup de rotina como parte da Política de Segurança da Informação.

A cópia segura de dados pode ser feita de forma manual ou automatizada. No caso do backup manual, o mesmo envolve a cópia de arquivos para um HD Externo, USB ou disco rígido, por exemplo. Já no caso do backup automatizado, mais adequado para as empresas, são contratados softwares de gestão que reduzem o impacto nos administradores e sistemas, porém exigem um maior investimento. O backup pode ser ainda interno, a partir da cópia dos dados no servidor da companhia, ou externo, realizado na nuvem. Ambas as soluções são complementares.

Apesar de não existir uma regra para a realização do backup, alguns passos são recomendados, como fazer a cópia dos arquivos na nuvem ou, até mesmo, cópias em locais diferentes. Além disso, é indispensável instalar uma solução de segurança em todos os dispositivos que acedam a rede, seja computadores, smartphones, entre outros. E por fim, o conselho para quem quer manter os dados seguros é evitar conexões a serviços de cloud por meio de redes não confiáveis, bem como conectar o HD de backup em outros computadores.

Fazer o backup periódico e adequado reduz os riscos às empresas, evitando a perda de informações e dados relevantes que podem prejudicar drasticamente todo o negócio. Por esse motivo, é importante que as organizações estejam cientes dessa situação e adquiram o hábito de manter uma cópia de segurança de arquivos importantes, como parte dos procedimentos para garantir a segurança das suas informações.

Aceder à fonte da notícia