ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – Atendimento ao cliente: 10 dicas

Publicado por PONTO25 em 12/10/2020
Às segundas dicas de primeira – Atendimento ao cliente: 10 dicas

Um bom atendimento ao cliente é essencial para qualquer empresa. Qual é a empresa que consegue ter sucesso se não tiver um bom atendimento ao cliente? Já parou para pensar nesta pergunta? A resposta foi com certeza: nenhuma.

Atender bem os consumidores não é apenas uma questão de necessidade. É uma estratégia para que qualquer negócio consiga não só se manter ativo, como também crescer.

 Conheça algumas dicas para que o seu atendimento marque pela diferença.

1. Todos os clientes são importantes
Nem só os clientes com maior dimensão importam, cada cliente importa independente do tamanho, até porque se perder um cliente grande a sua empresa terá sempre os mais pequenos que o permitem ficar de pé. 

2. Assuma suas responsabilidades
Se se esqueceu de responder, tendo dito ao cliente que entraria em contato no período de 2 dias, por exemplo, reconheça que acabou por se esquecer. Peça desculpas.
Mesmo que tenha falhado reconhecer isso é importante. Todos somos seres humanos, suscetíveis a erros e o cliente sabe disso.

3. Tenha resiliência
Adapte-se às situações que possam surgir. Saiba falar com todo tipo de cliente. Nem todos são iguais. Tendo consciência disso torna-se mais fácil ser paciente. 

4. Conheça o cliente
Conhecer o perfil do cliente é essencial para tornar o atendimento mais personalizado. Desta forma torna-se mais fácil adaptar o atendimento ao tipo de cliente, levando a que ele fique satisfeito no final da compra/serviço.

5. Crie uma ligação 
Procure criar uma ligação com o cliente, principalmente numa fase inicial. Quando o cliente é novo na empresa, faça-o sentir em casa e deixe-o com a sensação que tomou a decisão certa quando optou pelo seu produto/serviço. 

6. Aproveite a tecnologia
Use e abuse da tecnologia, afinal ela pode ser uma ótima aliada. Hoje em dia são cada vez mais as empresas que disponibilizam chats, Skype, WhatsApp, entre outras plataformas que permitem um atendimento mais rápido e mais próximo do cliente. 
Ter um CRM que lhe permite segmentar e conhecer o perfil do seu cliente pode ser uma grande mais valia, as aplicações da Ponto 25 estão munidas desta ferramenta. 

7. Se não souber, pergunte
Não tem problema nenhum não saber a resposta no momento. O cliente vai entender que não tem de saber tudo, procure a resposta junto de quem saiba e tente dar feedback ao cliente com brevidade. 

8. A imagem da empresa está em jogo
Quando está a atender o cliente, é a imagem da empresa que está a ser representada. Por isso, pondere em como agir quando as coisas saem fora do controlo. 
Não é bom para nenhum negócio ser impaciente ou rude. Eles falam entre si, a reputação de uma empresa pode ser destruída no espaço de segundos. 

9. Crie valor
Como assim criar valor? Procure sempre a satisfação do cliente, para isso, é preciso gerar valor desde o primeiro contato. 
Saiba ouvir. Ouça, anote e pare por um instante para ter o panorama da situação. O quanto mais cedo conseguir ajudá-lo, mais satisfeito ele ficará.

10. Analise a satisfação 
Como em qualquer serviço é importante analisar a satisfação do cliente. Envie um inquérito de satisfação e deixe claro que a resposta é essencial para ajustar o serviço ou melhorá-lo. 

Aceder à fonte da notícia