ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – Como lidar com negócios sazonais

Publicado por PONTO25 em 15/04/2019
Às segundas dicas de primeira – Como lidar com negócios sazonais

As empresas têm de garantir, em poucos meses, o lucro suficiente para todo o ano, o que não é tarefa fácil e pode levar a ter de dispensar pessoal durante a época baixa.

Para ajudá-lo a estar preparado, vamos trazer 4 dicas que manterão as suas finanças estáveis durante o ano todo.

1. Planeie os seus investimentos 
No momento de investir é importante saber se tem dinheiro disponível para o fazer ou se precisa de esperar. Até pode ser uma afirmação lógica, mas isto evita que tenha problemas nos meses em que as vendas são mais escassas. Pedir financiamento bancário pode ser um grande risco visto que haverá meses que não terá capacidade para dar resposta. 

2. Tenha uma ideia global do seu negócio 
Quando o negócio ainda é pequeno é fácil de controlar através de ferramentas simples como o excel. O problema está quando o negócio está a crescer e de repente deixa de ter o controlo sobre as suas finanças. 

O ideal é trabalhar com um sistema de gestão, onde lhe é possível analisar diversa informação, tal como os períodos de mais ou menos vendas, dando-lhe a possibilidade de traçar um plano a longo prazo. 

Este tipo de informação também lhe permite saber qual o melhor momento para comprar, tendo um stock ajustado às necessidades. 

3. Ajuste a oferta de produtos/serviços 
As oscilações de vendas podem ser explicadas por diferentes motivos. Por exemplo: a localização do estabelecimento e o hábito dos clientes.

No entanto, existe um fator tão importante como os referidos anteriormente, a oferta de produtos/serviços. 
Aposte em produtos novos que lhe permitam aumentar a média das vendas, se mantiver sempre os mesmos produtos, dificilmente terá alguma mudança.

Para conhecer as tendências, participe em feiras, pesquise na internet, ouça o cliente e converse com a concorrência. 

4. Trabalhe a comunicação com o cliente 
Se quer que o seu negócio seja um sucesso deve manter uma boa relação com o seu cliente. Para além do contacto presencial aposte em comunicação online, redes sociais, newsletters, dessa forma aumenta a visibilidade da marca.