ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – O ABC do empreendedor

Publicado por PONTO25 em 14/03/2022
Às segundas dicas de primeira – O ABC do empreendedor

Abrir o próprio negócio é sempre um grande desafio, quer seja empreendedor de primeira viagem, quer já tenha experiência no mercado.

Algumas dicas úteis para esta fase:

1. Partilhe a sua ideia 
Um erro comum de quem está a criar um novo negócio é ter receio de contar a ideia aos outros. Não existe razão para isso. 
Quando dividimos as nossas ideias com outros profissionais, principalmente com aqueles que já passaram por um processo similar, recebemos conselhos importantes que vão economizar tempo e dinheiro. 

2. Conheça o cliente 
É fundamental conhecer o meio que o rodeia, esta é forma mais eficiente de ter uma visão completa do negócio. Não basta apenas ter informações, como o tamanho do público-alvo e das suas preferências, também deve entender o comportamento, os hábitos e as rotinas de quem quer atingir.

3. Defina o valor do produto
Este fator é primordial na saúde financeira de uma empresa. É comum encontrar empresários que vendem muito, mas que se queixam que não vêem dinheiro a entrar. Há técnicas para definir margens de lucro e preço de produtos e serviços, tenha em conta que ao estipular o preço de um produto tem de imputar todos os custos do funcionamento da empresa. 

4. Saiba negociar
A estratégia é conseguir o melhor aproveitamento dos recursos para negociar com os fornecedores. Havendo um bom fluxo de caixa por exemplo consegue fazer compras a pronto pagamento que pode significar menos custos, visto que há fornecedores que dão descontos a pagamentos feitos no momento, isso fará com que tenha mais lucro na hora de vender.  

5. Seja um Às da comunicação
Todos os negócios devem ter uma estratégia de comunicação bem definida. É conveniente que tenha um plafon anual para as mais variadas ações de comunicação. Faça uma gestão equilibrada: há meios que consomem poucos recursos e trazem retorno como o caso das redes sociais, do email marketing, aposte naquilo que os seus clientes querem ver.