ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – Porque fica mais caro conquistar novos clientes que fidelizar?

Publicado por PONTO25 em 23/03/2021
Às segundas dicas de primeira – Porque fica mais caro conquistar novos clientes que fidelizar?

O cliente fiel corresponde à maior percentagem de faturação de uma empresa e, além disso, manter quem já conhece seus produtos e possui um certo nível de relacionamento com a marca é muito mais económico do que investir em novos consumidores.

Desvantagens de atrair novos clientes

1. Mais investimento
Será necessário investir em marketing e anúncios para atrair novos clientes. Apesar desse investimento não existe garantia de retorno. 

2. Possibilidade de atrair os clientes errados
Se não fizer uma campanha bem segmentada, corre o risco de atrair clientes que não vão trazer retorno. E, além disso, apenas uma pequena parte do público atingido converterá efetivamente mais vendas.

3. Atendimento mais eficaz
Quanto maior for a quantidade de clientes, maior (e melhor!) deverá ser o atendimento oferecido pela sua empresa. É importante investir em formação e caso seja necessário criar um departamento para ficar responsável pelos novos clientes.

Vantagens da retenção de clientes

Confira os benefícios que o cliente fiel e satisfeito trará à sua empresa:

1. Mais valor ao seu negócio
Quando um cliente fiel indica o seu produto/serviço a um novo consumidor, criará no potencial cliente uma expectativa positiva em relação à marca. O boca-a-boca continua a ser uma das melhores formas de dinamização de uma marca.  

2. Mais vendas com menos investimentos
Quando o cliente identifica o valor do produto ou serviço a probabilidade de comprar mais é grande, porque criou um vínculo com a sua marca. 

Aproveite para oferecer novos produtos e soluções tendo em visto as preferências e o histórico de compra.  Nesse ponto, um software de gestão será um ótimo aliado. 

3. Publicidade gratuita
Uma das melhores formas de atrair novos clientes é através do marketing boca a boca e esse, talvez, seja o benefício mais evidente da fidelização.

A publicidade gratuita pode vir nas redes sociais ou indicações rotineiras. Porém, de ambas as formas, o marketing trará resultados a médio e longo prazo, ajudando o seu negócio a crescer. 

Aceder à fonte da notícia