ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – Saiba como pode planear o trimestre

Publicado por PONTO25 em 20/04/2020
Às segundas dicas de primeira – Saiba como pode planear o trimestre

Ter um plano estratégico no mínimo de 3 a 5 anos, é essencial para o crescimento da sua empresa. A realidade da gestão do dia-a-dia acaba por ser o foco, e é muito fácil deixar para depois os objetivos a longo prazo. Esse é um dos motivos porque o planeamento trimestral é fundamental para o manter focado e garantir o sucesso do seu negócio a médio e longo prazo.

O planeamento trimestral do negócio cumpre dois objetivos críticos para as empresas:

1. Estabelecer um foco real para os próximos três meses, de acordo com o plano estratégico definido a longo prazo;

2. Criar a oportunidade de analisar o trimestre anterior, em relação aos objetivos traçados, e ajustar o seu plano para o manter no caminho certo;

É fácil perder o controlo e o foco se não tiver rotinas específicas para testar e medir o progresso. Só se pode gerir o que se mede e não há sucesso no que não se gere.

Partilhamos algumas dicas que o vão ajudar a planear o seu negócio para o próximo semestre que está aí à porta. 
Alocar tempo suficiente. O tempo necessário para o processo de planeamento pode variar de acordo com o tamanho do negócio. Defina na sua agenda os timings necessários para o planeamento.
Avalie os resultados do trimestre anterior. Esta avaliação é essencial para perceber o que não está a funcionar no seu negócio. Este fator é crucial para o crescimento futuro.
Ajuste o seu plano. Com base nos resultados dos trimestres anteriores, analise como a abordagem pode ser melhorada para gerar maior produtividade e melhores resultados no próximo trimestre.
Objetivos definidos no tempo. Quando tiver estabelecido os objetivos que espera alcançar no trimestre, determine um prazo para a conclusão. Muito importante: registe na sua agenda, para que não sejam esquecidos no dia-a-dia da gestão do seu negócio.

Ter um plano de negócios trimestral é fundamental para o crescimento do seu negócio. Vai mantê-lo concentrado, focado e pronto para o sucesso. Não foi isso que ambicionou quando resolveu criar um negócio?

Aceder à fonte da notícia