ÀS SEGUNDAS DICAS DE PRIMEIRA

Às segundas dicas de primeira – transforme os seus clientes em embaixadores da marca

Publicado por PONTO25 em 24/10/2016
Às segundas dicas de primeira – transforme os seus clientes em embaixadores da marca

Se já esgotou o seu orçamento anual para ações de publicidade, se reviu e alterou todo o plano de marketing, e mesmo assim não está a conseguir cativar novos clientes nem potenciar os resultados de vendas dos seus produtos ou serviços, talvez esteja na hora de optar por uma nova estratégia ‘Low cost’ e mais eficaz do que qualquer campanha publicitária. Esta estratégia já adotada por muitas marcas mundialmente famosas passa por identificar os seus melhores clientes e transformá-los em “embaixadores da marca”.

Porquê? Porque resulta e porque está provado que as mensagens sobre marcas (sejam elas positivas ou negativas) transmitidas “de boca em boca” têm muito mais impacto do que as comunicações oficiais feitas pela empresa.

De acordo com um estudo recente feito pela consultora Boston Consulting Group, 90% dos consumidores confiam em “pessoas que conhecem” para seguirem recomendações sobre compras, enquanto 70% confiam em “opiniões de consumidores veiculados online”. Da mesma forma, quando se trata de fechar negócio entre duas empresas, 53% das pessoas confiam nas opiniões de “colegas e amigos”.

Para as marcas que conseguem envolver emocionalmente os seus consumidores e acabam com uma legião de fãs, o melhor que pode acontecer é esses fiéis seguidores falarem o mais possível da marca entre si e recomendarem-na à família e amigos. Todas somadas, estas recomendações vão ajudar as vendas a subir.

Embaixadores da marca também ajudam PME

Se entretanto está a pensar que a sua empresa está longe de ser uma Apple, saiba que também no mundo das PME as recomendações dos “embaixadores da marca” podem valer mais do que ações de marketing dispendiosas. Apesar de ser uma estratégia ‘low cost’, a identificação e promoção destes “embaixadores” exige algum esforço. Para começar, é importante identificar os maiores fãs da sua marca, sendo que esse processo por norma acontece nas redes sociais (apesar dos especialistas recomendarem que nunca deve ser descurada a interação cara-a-cara).

Depois há que cativar os potenciais “embaixadores” para espalharem a palavra sobre os benefícios dos seus produtos, mostrando empatia, ouvindo os seus desejos, estando atento às suas solicitações e criando laços duradouros. Pode também oferecer pequenos “mimos” aos embaixadores, como promoções e ofertas exclusivas antes do lançamento de novos produtos.

Por isso já sabe, se quer ter o seu próprio “embaixador da marca” esteja aberto ao diálogo, mostre-se interessado no que os consumidores têm para dizer, agradeça pelas recomendações e recompense o seu esforço.

Quem são os “embaixadores da marca”?
Basicamente são aquelas pessoas que gostam tanto da sua marca que estão dispostas a promovê-la junto de outras pessoas. Não pode contratar um “embaixador”, tem de ganhar a sua confiança. Pode promover uma campanha para encontrar o Super Fã da sua marca, por exemplo.

Identifique os seus melhores fãs
É importante distinguir entre clientes, fãs e “embaixadores”, já que muitas pessoas apenas interagem com as marcas para ganharem descontos. Procure os mais dedicados à sua marca, aqueles que têm o poder de persuadir os outros com as recomendações que partilham.

Esteja atento e ouça as opiniões
No mundo digital, é fácil “ouvir” o que os seus clientes dizem de si. Leia as opiniões sobre a marca e tire conclusões sobre o que dizem e onde dizem – Twitter, Facebook, entre outras redes sociais. Participe nas conversas.

Tenha os embaixadores do seu lado
Para ter “embaixadores” dedicados, atraia os consumidores para os bastidores da sua marca, crie uma comunidade restrita. Faça-os sentirem-se especiais e ouvidos. Partilhe informações exclusivas, peça as suas opiniões sobre novos produtos e incentive a que as partilhem com outros consumidores. Crie uma comunidade de fãs para a sua marca com base nos “embaixadores”.

Aceder à fonte da notícia