EMPRESAS

Como planear o seu negócio para um novo ano

Publicado por PONTO25 em 20/01/2022
Como planear o seu negócio para um novo ano

1. Analisar o 2021
A melhor forma de planear o ano que ainda agora está a começar é analisar o que terminou. Parece óbvio, não é?  Mas o que analisar de 2021?

Pode começar pela listagem de vendas, a sua empresa cresceu no último ano? Se não, entenda o porquê.  Existem ainda outros indicadores, como os mapas comparativos onde pode comparar os resultados tendo em conta o igual período do ano anterior, a listagem de pendentes onde pode analisar os valores em dívida, entre outro tipo de indicadores que ache relevantes. 

Relativamente às compras, importa analisar o volume de compras, quais as marcas mais vendidas para que consiga negociar com o fornecedor, os preços ou prazos de pagamento. 

2. Preparar uma estratégia de negócio 
A estratégia de negócio deve ter como base os resultados referidos no ponto anterior, é fundamental ter alguma base para que se possa desenvolver. 

Deixamos algumas ideias de estratégias a implementar: 

•      Meses com menos vendas, o que fazer? Criar campanhas promocionais, aqui até pode aproveitar para escoar stock com menos rotatividade por exemplo. Promover um evento também pode ser uma boa iniciativa, trazendo mais pessoas à loja, a possibilidade de vender é maior.  
Como fidelizar clientes e fazer mais vendas? Manter-se na lembrança do cliente é o ponto chave. Como pode fazer isso? Fazendo-o sentir especial, envie uma mensagem no aniversário ou a agradecer a compra, ofereça-lhe descontos exclusivos, há várias estratégias que pode implementar. 
Como aumentar o ticket médio por loja? Como fazer que o cliente compre mais do que está disposto? Promovendo vendas complementares, isto é, na compra de um artigo vender um complementar ou então oferecer um desconto na segunda unidade.
Como se tornar mais conhecido? Use o poder do digital a seu favor. Se a sua loja não tem presença no digital, este é o momento certo. Crie uma conta, identifique a sua empresa, produtos ou serviços, e mostre o que melhor tem para oferecer aos seus clientes. Aposte em publicidade, marketing de influência, sabemos que o digital é o mundo, só precisa de ser criativo. 
Tenha consciência que, mais importante que criar uma conta, é mantê-la atualizada. Não há nada pior que o cliente consultar as suas redes sociais e verificar que não tem nada de novo. 

Tenha sempre pensado um plano B para o caso de algum imprevisto, a pandemia veio mostrar que temos de estar sempre preparados para trabalhar sobre o incerto. 

3. Definir procedimentos

Sabemos que gerir um negócio exige muito tempo e dedicação, mas há processos que ao longo do ano permitem manter a saúde do seu negócio. 

Atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um dos fatores mais importante para a longevidade de um negócio, afinal eles são o seu melhor ativo, para além da sua equipa claro. Reveja os processos que tem atualmente e pense no que pode melhorar, o atendimento é uma das razões que fideliza o cliente. 

Stocks
Não deixe a contagem de stock apenas para o final do ano. Defina juntamente com a sua equipa qual a melhor altura para fazer contagem de stock, sabemos que o processo é moroso, mas contar o stock 2x por ano pode ser bastante mais eficaz. 

Redes sociais 
Defina em que dias da semana e que tipo de conteúdos vai publicar no início do mês. Aposte em diferentes tipos de conteúdos, sempre que um cliente partilhar o seu feedback partilhe com os restantes. 

Pós-venda
Seja claro com o cliente quanto às condições de troca ou devolução, esse é um dos fatores que pode dar motivos para reclamações e insatisfação por parte do cliente. Tenha bem definido com a equipa quais os procedimentos a aplicar nestes casos. Tente resolver a questão de forma tranquila, evitando o conflito.