GERAL

Saiba como escolher o melhor contabilista para a sua empresa

Publicado por PONTO25 em 18/10/2021
Saiba como escolher o melhor contabilista para a sua empresa

Um contabilista especializado no seu setor
As empresas de contabilidade são especializadas em uma ou mais áreas de negócio, dependendo do seu público-alvo e da natureza do seu negócio.

A escolha de um contabilista que conhece o seu sector de atividade permite-lhe detetar imediatamente a coerência dos seus rácios de gestão com os do setor em questão. Ele conhece os regulamentos e os parceiros especializados. Estes profissionais sabem imediatamente quais serão as suas necessidades e qual será a sua contabilidade diária. Se trabalha numa profissão regulamentada ou muito específica (restauração, construção, etc.), é essencial que o seu contabilista tenha experiência na área.

A dimensão do negócio dos seus clientes
É comum as empresas de contabilidade operarem com o mesmo tipo de público, não só em termos de indústria, mas também em termos de dimensão da empresa. Assim, alguns contabilistas são especializados em empresas muito pequenas e PMEs, outros em grandes empresas, enquanto outros têm como público-alvo startups ou freelancers.

A escolha de uma empresa de contabilidade que tenha um público da mesma dimensão que a sua, não só permitirá ser coerente com os valores praticados, mas sobretudo, o seu especialista estará habituado aos problemas das empresas da sua dimensão.

Serviços oferecidos pela empresa de contabilidade
A função do contabilista é registar as suas transações cronologicamente, estabelecer as contas anuais da empresa, realizar declarações fiscais e revisões de contas. Assegure-se de que oferece serviços adicionais que lhe serão úteis, tais como gestão de salários, assistência ao desenvolvimento de empresas ou um secretário jurídico, por exemplo.

Pode também fornecer painéis de gestão adaptados à sua estrutura, ajudá-lo em caso de dificuldades, transferência, sucessão ou mudança de estatuto. Para além de um prestador de serviços de contabilidade, pode tornar-se um verdadeiro consultor fiscal e financeiro, um parceiro essencial do proprietário da empresa.

A proximidade geográfica do seu contabilista
Apesar das novas tecnologias que permitem uma troca fácil à distância, em caso de emergência ou de uma necessidade específica, é muitas vezes importante poder encontrar o seu contabilista cara a cara. Seria uma desvantagem perder algum tempo no transporte. Portanto, prefira uma empresa de contabilidade perto de si.

Aceder à fonte da notícia