EMPRESAS

3 dicas para saber reconhecer as oportunidades de investimento

Publicado por PONTO25 em 04/06/2021
3 dicas para saber reconhecer as oportunidades de investimento

As crises aparecem e desaparecem. Mas esta pandemia provocada pela Covid-19 veio reforçar a importância de cautela, para não se ser apanhado desprevenido e conseguir minimizar os seus efeitos.

Se está a planear tornar-se um investidor, saiba que qualquer investimento acarreta riscos e que é condicionado por circunstâncias temporais, características intrínsecas e variáveis exteriores que influenciam as oportunidades.

Para o ajudar nesta missão, conheça alguns pontos que deve ter em conta para reconhecer um bom investimento.

1. Avalie o potencial da ideia
A ideia de negócio traz algo de novo?  Não sendo nada de inovador o que pode ter que se diferencie do que já existe? O que geralmente começa como uma ideia fora do comum tem o potencial de tornar-se numa norma da indústria.

2. Aposte em uma área que já conhece bem
Não invista em algo que não percebe nada. Um negócio pode ter um ótimo feedback inicial e mostrar que está pronto para evoluir, mas se não entende o propósito dos seus produtos ou serviços é difícil de avaliar se este é realmente o caso. Quando se entende a indústria onde está a investir, pode avaliar com mais confiança se um modelo de negócio tem mesmo potencial.

À medida que ganha mais experiência em investimentos, pode começar a especializar-se em áreas com as quais está menos familiarizado. Mas, no início, deve limitar-se a investimentos que estão alinhados com as suas próprias áreas de especialização.

3. Foco num público ou área cujas necessidades não são satisfeitas
Qual é a melhor forma de avaliar se o seu negócio pode ser rentável? Apostar numa ideia que não esteja muito explorada ou que não exista. Pense em alguma necessidade que não esteja satisfeita e encontre uma solução para ela. 

Aceder à fonte de notícia