EMPRESAS

Acabou de abrir uma empresa? O que fazer agora?

Publicado por PONTO25 em 29/04/2019
Acabou de abrir uma empresa? O que fazer agora?

Após todo o processo burocrático que exige a abertura de uma empresa, chegou a altura de se familiarizar com algumas situações decorrentes do dia-a-dia como é o caso da faturação. 

1. Como escolher o software de faturação?
Este pode ser o seu maior aliado. Procure uma solução versátil que lhe permita acompanhar o negócio em tempo real e em qualquer local. Optar por uma solução online pode ser uma ótima escolha, para além disso é uma solução sem investimento inicial, com valores bastante convidativos.  

Com as soluções Ponto 25 não tem custos de assistências e atualizações. 

2. O que esperar de uma solução de faturação?
Procure uma aplicação que, para além da faturação, lhe possibilite a gestão da sua empresa. Assim sendo, no momento de optar por um software verifique se permite fazer a análise de stocks, se tem integrado as contas correntes, entre outros indicadores relevantes para o negócio. 

3. Datas a ter em conta  
O SAFT é o ficheiro com o resumo da faturação mensal, que deve ser enviado até dia 15 de cada mês. 
Inventário de existências, deve ser comunicado até dia 31 de janeiro, com a indicação de todos os artigos existentes em armazém até 31 de dezembro do ano anterior.  

4. Análises 
Como saber se a empresa se encontra saudável? Nada melhor do que analisar as vendas, que dizem muito sobre o negócio.

Tenha em conta quais os produtos mais vendidos no sentido de negociar preços com os fornecedores, quais os artigos com maior rotatividade para prever o stock expetável e evitar momentos de rutura.  

São pequenas dicas no grande mundo dos negócios, mas que o podem ajudar numa fase em que a inexperiência o pode preocupar.