SOFTWARE

Como a contagem de stock pode facilitar a sua vida?

Publicado por PONTO25 em 11/12/2018
Como a contagem de stock pode facilitar a sua vida?

Com o final do ano à porta chega o momento tão temido, o inventário. Já pensou nas horas que terá de despender para fazer a contagem de todos os artigos em stock?

E se lhe dissermos que as soluções Ponto 25 possuem uma funcionalidade que o pode ajudar nessa tarefa? Com a contagem de stock, o processo de inventário é mais simples. 

Como funciona? 
Aceda à opção Movimentos de seguida selecione Artigos e Stocks, e selecione o documento Contagem de Stock. Deve utilizar esse documento para proceder à contagem do stock real da empresa.
Pode lançar os artigos pelo código, referência, referência do fornecedor ou código de barras. No final grave o documento.
Quando terminar esta tarefa e pretender comparar os dados do stock da contagem com os do Marvinerp, deve aceder à opção Gestão, Stocks e Análise de Contagens.

Indique o período de tempo em que foi lançada a contagem e processe. Encontra vários separadores, Listagem detalhada, onde pode analisar discriminadamente todos os artigos contados, Resumo por armazéns e Gerar documento de acerto.

Este último vai-lhe permitir acertar todo o stock que evidencia diferenças nas existências. 

Tem duas opções de documento, Entrada/Saída de Stock e Inventário. E que documento deve escolher?
O documento Entrada/Saída de Stock irá lançar um movimento de acerto com as diferenças, mantendo todo o histórico das contas correntes dos artigos. 

Já o documento Inventário irá lançar a contagem de stock e apagar todo o histórico das contas correntes dos artigos. Recomendamos a utilização do documento Entrada/Saída de Stock.

Ao clicar em processar, o sistema apresenta o documento de stock com as diferenças de stock. Deve confirmar e gravar o documento, assim o stock será atualizado.