GESTÃO

Como preparar a chegada do último trimestre do ano

Publicado por PONTO25 em 10/10/2018
Como preparar a chegada do último trimestre do ano

A chegada de outubro traz consigo o último trimestre do ano. Com a ano a chegar ao final há alguns indicadores que devem ser analisados. 

Neste último trimestre é importante organizar a casa e analisar os resultados dos meses anteriores no sentido de recuperar algum tempo perdido, bem como, preparar o ano de 2019.

1. Vendas 
Consulte os indicadores fornecidos pelo seu software de faturação, retire uma Listagem de vendas, comparativos, entre outros indicadores igualmente importantes. Comece por analisar os meses com mais ou menos vendas, através do comparativo de vendas compare as vendas em igual período de ano anterior. Com base neste tipo de dados também pode perceber se as quebras tiveram origem em fatores externos. 

O que podemos concluir com isto?
Este ano os dados podem ser meramente indicativos, mas no próximo serão uma grande ajuda em termos de otimização das vendas, podendo fazer campanhas ou descontos nos meses com menos vendas. 

2. Stocks
Os stocks são uma dor de cabeça o ano inteiro, claro que é possível ter o stock organizado, no entanto esta é uma tarefa que requer tempo e uma boa dose de empenho. Aproveite este último trimestre para analisar o stock, evitando assim as horas extras nas últimas semanas do ano. 

Após uma análise ao stock há outro fator a ter em conta, o excesso de stock. O ano a terminar e existem artigos que continuam em stock em grandes quantidades? O que pode fazer com eles? Pois bem, poderá fazer campanhas nos meses em que registou menos vendas no ano anterior, ou pode tentar negociar com o fornecedor a devolução do artigo.

3. Margens de lucro 
Um dos fatores mais importantes para a continuidade de um negócio são as margens de lucro. Nas aplicações da Ponto 25, através de um acesso à opção Gestão, selecionando as Vendas e Margens de vendas por artigos, poderá ter uma perceção do custo das mercadorias e das vendas, conseguindo assim analisar as margens de vendas por artigos.  

Estes são apenas alguns indicadores, no entanto existem muitos outros a ter em conta. Aproveite ao máximo a informação que o software lhe possa dar para que a sua empresa tenha um melhor desempenho.