EMPRESAS

Dicas para não entrar em pânico com o inventário

Publicado por PONTO25 em 08/01/2020
Dicas para não entrar em pânico com o inventário

O inventário é uma fase de grande stress, principalmente se o controlo ao longo do ano não for feito de forma regular. Se regista as faturas do fornecedor sem falhas metade do seu trabalho está feito, porque o artigo já está inventariado.  

As questões são, será que sabe exatamente que itens estão armazenados em stock? Conhece a localização de toda a mercadoria? Se a resposta foi não, então devia ver as dicas que temos para si.  

Escolha o momento certo
Para começar é preciso escolher o dia certo para fazer o inventário. Este tipo de trabalho costuma ser mais eficaz quando feito em horários nos quais a empresa não tem movimento. Afinal, em momentos de fluxo elevado de entradas e saídas é bem mais complicado datar, organizar e conferir cada item, certo? 

Assim, o ideal é escolher uma data em que o stock estará estagnado. Finais de semana, feriados, madrugadas outras épocas mais calmas. 

Organize o espaço
Depois de escolher o momento certo, é hora de organizar o espaço, para não se perder no meio da confusão. Um lugar limpo, que permita o agrupamento de itens por categorias e que é visualmente agradável proporciona o melhor ambiente para se fazer este tipo de atividades. Essa prática ajudará a tornar o trabalho dos colaboradores muito mais eficiente e diminuirá os erros.

Seja o mais minucioso possível
O segredo está em contar cada item individualmente, pois, por vezes, a informação que encontra na embalagem pode não corresponder à quantidade que está no interior.  Nesse caso, se não for feito com a atenção necessária, o inventário pode estar incoerente com os artigos que tem em stock efetivamente. O correto é, portanto, ver e contar cada item para minimizar o erro.

Atualize o seu inventário
Não adianta nada seguir todos estes passos e fazer um inventário se não for para mantê-lo sempre atualizado. Para evitar esse transtorno, tente refazer o procedimento sempre que achar necessário. Aproveite também para identificar algumas diferenças na contagem de produtos que possa indicar perdas ou até algum roubo, bem como mercadorias que foram compradas ou devolvidas e que não foram registadas.

Conte com um software de gestão inteligente
Ter ao seu dispor um software de gestão pode ser um passo crucial, este tipo de plataforma permite-lhe ter ao ser dispor toda a informação concentrada num só local. Com isso, as perdas e os erros passarão a ser coisas do passado! Um software também permite a execução de diversos relatórios, que o manterão constantemente atualizado sobre a situação do stock. 

Respire fundo é tudo uma questão de estratégia.

 
Aceder à fonte da notícia