Às segundas dicas de primeira – A importância do serviço pós-venda na relação com o cliente

Além de garantir a boa experiência com o produto e minimizar riscos de crises, o pós-venda permite à empresa medir o nível de satisfação do cliente e, a partir daí adotar ações para fidelizar o consumidor. Mas, quais são as estratégias de pós-venda eficientes? 

Conheça algumas dicas para realizar um pós-venda eficaz. 

1 – Tenha um histórico do cliente
Mantenha as informações sobre o consumidor sempre atualizadas. Procure formas de obter informações de contato e sempre que possível, procure saber as preferências destes clientes. 
As soluções Ponto 25 permitem-lhe fazer a consulta do histórico de compra do cliente através da sua ficha, bem como fazer comunicação personalizada.

2 – Mensure 
Mensure todas as informações fornecidas pelo cliente: elogios, reclamações, opiniões sobre o vendedor e possibilidade de nova compra. Todos esses dados devem ser estudados para que a empresa seja capaz de desenvolver ações que permitam aumentar o nível de satisfação e fidelização do consumidor.

3 – Fique atento às reclamações
Não ignore as reclamações. Em vez disso, preste atenção no feedback do cliente e procure soluções de forma a resolver o problema com a máxima brevidade. Essa demonstração prova ao consumidor que a empresa está preocupada com sua satisfação e comprometida com a boa experiência. 

4 – Ofereça oportunidades exclusivas
Com base no histórico de compra do cliente, ofereça-lhe outras opções de compra que possam ser do seu interesse. Demonstre que a intenção da empresa é oferecer as melhores soluções para a necessidade do consumidor. Isso é mostrar cuidado, atenção e, principalmente, respeito com o cliente.

Vantagens de um bom pós-venda

Toda a estratégia desenvolvida no sentido de melhorar o atendimento ao cliente e gerar satisfação, contribui para o sucesso do seu negócio. O serviço prestado pela empresa não acaba quando a venda é finalizada. Mas, afinal quais são as vantagens de implementar o serviço pós-venda na sua empresa? 
Ajuda no planeamento estratégico e na medição da satisfação do cliente;
Identifica lacunas no processo de vendas;
O cliente satisfeito recomenda o seu serviço;
Mantém a credibilidade e reputação do negócio;
Gera um diferencial competitivo;
Maximiza o lucro da empresa.

Cada vez mais, os clientes procuram empresas que os convençam de que seu produto/serviço é capaz de suprir as suas necessidades, além de atendimento diferenciado. 

Aceder à fonte da notícia