GERAL

Digitalização para as PME: transforme o seu negócio

Publicado por PONTO25 em 20/08/2020
Digitalização para as PME: transforme o seu negócio

Se dúvidas existissem quanto às vantagens da digitalização para as PME, teriam sido dissipadas pela pandemia e pela necessidade transversal de recorrer à internet para adquirir produtos e serviços ou para resolver questões burocráticas.

O estudo 100 Dias de Pandemia – Retrato das Alterações nos Hábitos de Consumo dos Portugueses, divulgado pela SIBS no final de junho de 2020, confirma, com dados, uma perceção que era generalizada. Durante o confinamento, registou-se uma quebra de cerca de 50% nas compras físicas em relação aos meses de janeiro e fevereiro.

No que diz respeito às compras online, a queda foi bastante menor, apenas 17%. De acordo com este estudo “o peso do e-commerce no total de compras passou de 9%, no período antes da pandemia, para 14% no período de maior confinamento e situa-se agora nos 11%”.

Ou seja, o comércio digital tende a aumentar e a presença online já não se pode limitar a um site, terá de incluir formas que permitam adquirir produtos e serviços e agilizar o atendimento ao cliente, inclusive no que diz respeito a aspetos burocráticos e documentação, além da digitalização de processos capazes de agilizar e otimizar o desenvolvimento do negócio.

Vantagens da digitalização
A rápida evolução das tecnologias digitais e a mudança disruptiva do comportamento dos consumidores tornam a digitalização uma tendência inevitável para as empresas sobreviverem e crescerem nos próximos anos. Por isso, quanto mais cedo a sua empresa iniciar o processo de transformação digital, melhor.

Na Ponto 25 encontra um leque de soluções que serão ser uma mais-valia na gestão do seu negócio. Encontre um parceiro de negócio à sua medida.

A transformação digital das PME é um fator fundamental para a competitividade empresarial. Entre as outras vantagens da digitalização, destacam-se:
Processos mais eficientes;
Possibilidade de criar novos modelos de negócio;
Redução de custos;
Aumento da produtividade e da receita;
Capacidade de dar uma resposta mais rápida às mudanças e novas procuras do mercado;
Maior controlo sobre o negócio;
Maior visibilidade dos resultados, permitindo assim uma mais rápida reação;
Mais proximidade com o cliente e possibilidade de personalização do atendimento.

Iniciativas para investir na digitalização
Terá a Covid-19 acelerado este processo e alterado a perceção da importância da digitalização para a vida das empresas? Certamente que quem não tinha, até ao primeiro trimestre do ano, uma presença online e um braço estratégico do negócio orientado para o digital sentiu, durante a pandemia, um revés forte.

Agora que a economia procura recuperar, é também importante que as empresas possam dar o passo rumo à digitalização, embora muitas não saibam ainda como fazê-lo.

Identificadas as dificuldades das empresas, e sendo inegável a importância da digitalização para as PME, a etapa seguinte passa por tornar esta implementação de tecnologia mais acessível.

A ACEPI – Associação da Economia Digital, divulgou recentemente um conjunto de medidas destinadas a promover a digitalização de mais de 50 mil empresas. O programa ComércioDigital.pt inclui uma série de iniciativas, como a oferta de vouchers ou webinars, além de guias com tutoriais e dicas práticas.

Aceder à fonte da notícia