EMPRESAS

Lista de tarefas para pôr em prática já

Publicado por PONTO25 em 16/12/2020
Lista de tarefas para pôr em prática já

Para algumas áreas de negócio esta é a altura do ano mais propicia a vendas, se é esse o seu caso aproveite o momento e ponha as mãos à obra em janeiro.  

Deixamos uma lista de tarefas que deve fazer antes de fechar o ano.

1. Fazer contagem de Inventário  
Inventários, a maior dor de cabeça de qualquer gestor. Existem várias dicas quanto à verificação de stocks, fazer o inventário mais que uma vez ao ano, fazer por famílias ou por categorias de artigos, aqui o segredo é optar pela estratégia que for mais adequada para o seu negócio. 

Nas soluções Ponto 25 existe a funcionalidade Contagem de Stock, faça a contagem do artigo físico e finalize o processo comparando os artigos contados, com os artigos existentes em sistema, fazendo um acerto da diferença.

2. Analisar as vendas do ano 
Analisar as vendas pode ser um trabalho bastante complexo, complexo porque há diversas variáveis que podem ser analisadas. 

O que pode analisar? Comparativo de Vendas com igual período do ano anterior, Ranking de vendas por artigos, meses onde houveram mais quebras, todos estes fatores são fundamentais em termos estratégicos. 

Saber quais são os produtos mais vendidos permite-lhe perceber a preferência dos seus clientes, bem como, antecipar as quantidades a ter em stock, já os meses onde houveram maiores quebras, o importante é perceber o porquê, para definir uma estratégia no próximo ano.

3. Consultar a listagem de pendentes
Quando analisar as vendas anuais tenha sempre em perspetiva os valores que se encontram fora de portas. Consulte o valor de pendentes no decorrer do ano. As aplicações Ponto 25 permitem o envio por email dos valores em dívida a relembrar o pagamento.

4. Analisar monos e validades
Como saber quais os artigos com menor rotatividade de stock? Fazendo uma análise no seu software de gestão. Saber os produtos menos vendidos e com validades próximas de terminar permite-lhe criar uma estratégia de vendas para escoar os artigos e evitar que estes vão parar ao lixo. 

5. Medir o grau de satisfação dos seus clientes 
O objetivo de qualquer empresa é manter o cliente fiel, até porque conquistar novos clientes fica mais dispendioso que fidelizar. 

Porque não fazer um inquérito de satisfação ao seu cliente? Pode inclusive incentivar ao preenchimento com uma oferta ou desconto numa próxima compra. Os inquéritos são fundamentais para perceber o que pode ser melhorado no produto ou serviço que oferece. 

Pode, ainda, analisar os dados das redes sociais, as interações e comentários.

6. Planear uma estratégia para o próximo ano
Claro que deve pensar a longo-prazo. Onde quer estar daqui a um ano? O que tem de fazer para lá chegar? Quanto deve faturar no próximo ano? Estas são apenas algumas das questões que deve considerar quando cria uma estratégia anual. 

Nunca é demais relembrar que a estratégia pode, e deve ser alterada ao longo do ano, o melhor exemplo é o ano que agora acaba, muitas empresas tiveram de se reinventar e criar outro tipo de produtos e serviços para sobreviverem a um ano tão atípico.