GERAL

Mas afinal o que é o CRM e para que serve?

Publicado por PONTO25 em 17/06/2022
Mas afinal o que é o CRM e para que serve?

O CRM (Customer Relationship Management), ou a gestão de relacionamento com o cliente, trata-se de um processo utilizado para gerir o método de oferta de produtos e serviços para ao cliente, tendo em conta as suas necessidades.

Poderá encontrar em todas as soluções da Ponto 25 este tipo de funcionalidade. O CRM permite manter uma relação mais próxima com o cliente, onde pode utilizar os dados gerados pelo sistema para criar campanhas e oferecer serviços, de acordo com as necessidades do mesmo. 

Quais as vantagens de utilizar o CRM?

Personalizar e-mails, baseados nas necessidades de cada cliente;
Verificar através de campanhas, se é um potencial cliente ou final.
Consultar o histórico do cliente e direcionar promoções e campanhas de acordo com a informação obtida.
Fornecer relatórios com dados importantes e apresentados, de uma forma que facilita a sua leitura e interpretação.

No que pode ajudar no relacionamento com o cliente?

Na recolha de dados, como por exemplo: o que costumam comprar os clientes, com que periodicidade, a sua data de aniversário, há quanto tempo não compra determinado artigo. Estes dados permitem obter várias informações acerca do cliente, sendo que estas podem ser utilizadas pela sua empresa, para criar campanhas de marketing direcionadas. 

Vamos a um exemplo prático:

Imagine que tem um produto em excesso de stock, e precisa de o escoar. Pode elaborar uma campanha em que atribui um desconto, direcionado a todos os clientes que o costumam comprar. Este tipo de operação vai permitir um processo de venda mais eficaz, escoando facilmente o stock.

Toda a informação permite uma maior interação com o cliente e apresenta oportunidades de otimização das campanhas de marketing, vendas e desenvolvimento de produtos novos, além de criar um elo de ligação mais forte com o cliente.

Como fidelizar clientes através de uma campanha?

Apresentamos algumas dicas a ter em conta na criação de uma campanha. 

1. Reunir o máximo de informação, identificando dessa forma os interesses do cliente. Só assim poderá oferecer algo que vá de encontro às expetativas do mesmo.
2. Definir quais as regras e como funciona a campanha: o que pretende oferecer com a campanha e quais os prazos. É preciso ter em atenção, uma vez divulgadas as regras, estas não poderão ser alteradas, senão corre o risco de ser malvisto pelos clientes.

Aspetos a considerar: 

Poderá divulgar primeiro a campanha para os clientes que são mais fiéis e depois para os restantes. Utilize a ferramenta de email marketing para divulgar junto destes em primeira mão os descontos que tem para oferecer. 

Esteja atento ao feedback das ações que realiza, é relevante ouvir a opinião dos seus clientes e, se for pertinente, fazer alterações de acordo com as suas sugestões. 

Por último, tenha a equipa preparada para a campanha, todos os colaboradores devem estar familiarizados com as regras, de forma a esclarecer o cliente em qualquer questão. Um bom trabalho de equipa na divulgação poderá trazer mais valias para a campanha.