Regresso ao trabalho: 6 dicas para organizar um regresso mais feliz e produtivo

É importante que torne o regresso ao trabalho o mais tranquilo possível para não anular imediatamente os efeitos positivos das férias. 

Misturar o trabalho com atividade de que goste e fazer um planeamento, vão ajudar a manter esse equilíbrio, não só no regresso imediato, mas prolongar a energia que conseguiu repor durante as férias, por mais tempo.

Deixamos algumas dicas a ter em conta:

Deixe definidos alguns itens no dia anterior – No dia anterior aproveite para dar uma vista de olhos ao seu email e agenda, verificando as tarefas ou atividades que tem essa semana. 

Evite marcar reuniões ou compromissos para o primeiro dia de regresso – tente que o seu primeiro dia esteja o mais desimpedido possível, evitando agendar qualquer reunião muito longa ou compromisso. Aproveite o primeiro dia para organizar o seu regresso, rever a sua equipa e colegas de trabalho e planear o trabalho da semana. 

Familiarize-se com o que aconteceu durante as suas férias – seja isto ler emails ou verificar os projetos, aproveite o primeiro dia para entender o estado das coisas. Se começar pelo email, não comece logo a responder a tudo. Faça primeiro uma triagem, elimine o que não interessa e assinale os emails que são para responder. Se fizer isso, terá a visibilidade de tudo o que precisa de fazer e vai ser mais fácil tratar do ponto seguinte.

Planeie o trabalho da semana – Uma vez que já teve oportunidade de limpar o seu email e falar com a equipa e colegas, já terá uma maior noção do que é mais prioritário. Faça uma lista das tarefas que tem de concluir na primeira semana e priorize o trabalho. Se deixou trabalho pendente antes de ir de férias, provavelmente faça sentido começar por esses itens, antes de começar outros.

Organize o seu espaço de trabalho – se regressa ao escritório ou está em teletrabalho ainda, dar uma arrumação no seu espaço de trabalho no primeiro dia pode ser um bom incentivo à produtividade e concentração, principalmente se foi de férias e deixou a sua secretária de pernas para o ar. Tente libertar o máximo de espaço possível na sua secretária, limpe papéis e correspondência acumulada, deixe unicamente o que precisa ter em cima da secretária para tornar o seu dia mais confortável.

Termine a horas e faça algo divertido depois do trabalho – trabalhar até tarde logo no primeiro dia pode acabar com a sua energia da semana e deixá-lo cansado logo no primeiro dia. Faça questão de sair a horas no primeiro dia e aproveite para fazer uma atividade que a ajude a desligar. Uma caminhada ou corrida, vá ao cinema ou ao parque com os seus filhos. Se o dia assim o permitir, ainda vai a tempo de dar um saltinho à praia e jantar numa esplanada.

 
Aceder à fonte da notícia