EMPRESAS

Truques para comunicar de forma eficaz

Publicado por PONTO25 em 21/10/2021
Truques para comunicar de forma eficaz

A comunicação é uma capacidade fundamental em qualquer momento da vida e pode ser o ponto-chave entre ser um profissional comum ou se destacar perante a concorrência.

Quando aplicamos esse conceito ao empreendedorismo, percebemos que a comunicação pode ajudar na gestão de projetos, aumentar a produtividade e a sincronia entre diferentes colaboradores (que podem ou não exercer funções diferenciadas), melhorar o clima organizacional, etc.

Portanto, possuir as habilidades de comunicação pode trazer diversos benefícios ao seu negócio, auxiliando no atendimento aos clientes e permitindo uma conversa mais fluida com os colaboradores.

1. Seja um bom ouvinte
Por mais que não pareça, ser um bom comunicador implica ser um bom ouvinte.
Isso ocorre porque o ato de ouvir ajuda a entender melhor as outras pessoas, permite colocarmo-nos no lugar do outro e construir relacionamentos.
Além disso, denota respeito. Por isso, aproveite as oportunidades que tiver para ouvir. 

2. Não interrompa ou fale ao mesmo tempo 
Interromper o outro ou falar ao mesmo tempo representa uma falta de respeito. É claro que isso pode acontecer de vez em quando, mas deve evitar essa situação.
Nesse sentido, é importante destacar que, quando falamos ao mesmo tempo que a outra pessoa, estamos a dar a entender que não importa o que ela está a dizer, porque o que temos a dizer é mais relevante.

3. Faça contacto visual
Muitas pessoas nem percebem, mas têm mania de olhar para baixo ou para os lados quando estão conversando com outras pessoas.
Isso é um problema muito grande para a comunicação, porque demonstra falta de confiança ou até mesmo o ato de contar uma mentira.
Por isso, não hesite em fazer contato visual, passando a ideia de que está bem focado e atento na conversa.

4. Pergunte sempre
Fazer perguntas não é ser chato. Pelo contrário, é uma maneira de entender melhor a posição do outro e esclarecer possíveis dúvidas.
Faça sempre perguntas objetivas e claras para confirmar o que foi entendido.
Quando o objetivo for esclarecer um assunto, o melhor é fazer perguntas mais amplas, por exemplo: “por que pensa sobre isso?”, “como chegou a essa conclusão?”.

5.  Dê um retorno após a conversa
A conversa pode ser boa, clara e objetiva, mas se não der feedback algumas horas ou dias depois, o resultado será negativo. O interlocutor deve saber o que está a ser feito para resolver a situação.
Esse retorno pode ser feito através de uma conversa, e-mail, telefonema, WhatsApp, etc. O objetivo é mostrar o que está empenhado em resolver a situação.  

Aceder à fonte da notícia